Grêmio vence Botafogo em estreia de Seedorf

O Engenhão faz festa bonita para receber Seedorf, mas o Grêmio se tornou um convidado incômodo e colocou três pontos na bagagem – Foto: Bruno de Lima, LancePress!

Uma noite de festa pela estreia do meio-campista Clarence Seedorf, 36, com a camisa do Botafogo. Faixas de boas vindas, balões, mais de 30 mil torcedores e a presença de diversas emissoras de televisão e rádio no Estádio do Engenhão, Rio de Janeiro, deram ênfase a esse momento especial. Todavia, esse era o cenário ideal para o Grêmio estragar os ânimos dos anfitriões, o que ocorreu de fato. No duelo dos veteranos e donos das camisas 10 dos dois times, Zé Roberto levou a melhor, dando grande passe para Marcelo Moreno fazer o único gol da partida no começo do segundo tempo.

Logo com dois minutos de bola rolando, o Grêmio teve clara chance de balançar as redes com Leandro, mas o goleiro Jefferson evitou a desvantagem no placar com a perna. Depois disso, o Botafogo ensaiou uma pressão contra o time de Vanderlei Luxemburgo, congestionando o meio-campo, forçando uma marcação sobre Zé Roberto e Elano, dificultando consequentemente a vida dos atacantes, principalmente Marcelo Moreno.

Leandro tentou duas vezes, mas Jefferson levou a melhor em ambas; apesar disso, o Grêmio conseguiu a primeira vitória no Estádio do Engenhão – Foto: Mauro Pimentel/Terra

Se o setor de criação estava com problemas, restaria ao Grêmio atacar pelas laterais. Contudo, Tony estava nervoso e errava lances bobos, além de ter um cartão amarelo nos primeiros minutos da partida, deixando o torcedor e até Luxemburgo apreensivos pela possibilidade de uma expulsão precoce. Pela esquerda, Pará até era um pouco mais participativo, teve chance de fazer o primeiro gol na etapa inicial, mas seu rendimento ainda foi longe do ideal. Com meio-campo congestionado e sem o apoio devido das laterais, o Tricolor tinha claras dificuldades.

Apesar disso, o Botafogo também errava demais, principalmente por meio da enorme quantidade de passes errados. Estrela da noite, Seedorf era bem marcado e buscava o seu melhor rendimento, enquanto que o time carioca tentava se adaptar ao novo esquema com o ex-jogador da seleção da Holanda. Mesmo assim, a chance mais clara de gol pelo alvinegro saiu dos pés de seu camisa 10, ao superar a marcação gremista e lançar a bola para Elkeson, cara a cara com gol, cabecear para fora. Por sua vez, Leandro novamente teve a oportunidade de colocar o Grêmio na frente minutos depois, ao fazer um bonito lance, driblando os marcadores, mas, de novo, parando no arqueiro botafoguense.

Tanto Seedorf como Zé Roberto deram boas assistências para o gol, mas o meia gremista conseguiu levar a melhor, com gol de Marcelo Moreno – Foto: Mauro Pimentel/Terra

Aos três minutos do segundo tempo, foi a vez de outro camisa 10 dar uma excepcional assistência. Em lançamento de Elano, Zé Roberto deu, de primeira, grande passe para Marcelo Moreno empurrar a bola para as redes no canto esquerdo de Jefferson. Com a vantagem no placar, o Grêmio decidiu administrar o resultado, muito embora tenha cometido o erro de recuar em demasia e não aproveitar os contragolpes. O resultado foi sofrimento até aos 49 minutos da etapa final. Enquanto o árbitro Luiz Flávio de Oliveira não encerrava o jogo, o Botafogo insistiu, estremeceu a trave, forçou Léo Gago a tirar a bola em cima da linha e Marcelo Grohe teve de realizar grandes intervenções.

Com a vitória, o Grêmio se mantem em quarto lugar no Campeonato Brasileiro, na zona de classificação da Copa Libertadores da América de 2013, com 21 pontos. De quebra, o Tricolor enfim obteve a primeira vitória no Engenhão, inaugurado em 2007, e voltou a vencer no Rio de Janeiro, algo que ocorreu pela última vez em 2006, na vitória de 2×1 contra o Fluminense, em Volta Redonda. O próximo jogo é contra outro carioca, o próprio Tricolor de Laranjeiras, o qual está em terceiro lugar, com 25 pontos. Uma vitória no Olímpico serve para segurar tal adversário, como também se aproximar dos líderes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s