Brasileirão’12: Vitória em um Olímpico ideal

Elano brilhou e fez os dois gols que deram a vitória e a vice-liderança provisória do Campeonato Brasileiro – Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

A menos de quatro meses de fechar definitivamente os portões para dar espaço à Arena, o Estádio Olímpico deu um verdadeiro espetáculo ao receber 46 mil pessoas para assistirem à vitória do Grêmio por 2×1 sobre o lanterna Atlético Goianiense, com dois gols do meio-campista Elano. Com a conquista de mais esse objetivo, o Tricolor chegou aos 44 pontos, obtendo a vice-liderança provisória e ficando apenas a um ponto do líder Atlético Mineiro, que não passou de um empate contra o Bahia (0x0). No primeiro tempo, domínio total do time de Luxemburgo; na etapa final, ansiedade pela pressão dos visitantes.

O maior público já registrado nesta edição do Campeonato Brasileiro, sem dúvida, é um feito que deve se repetir em todas as partidas que ainda restam ao Olímpico. Todavia, sendo o chato de costume, cabe ressalvas, pois esse tipo de iniciativa requer organização, para que não haja superlotação, entrada de pessoas sem controle de segurança e torcedores com ingressos fora do estádio. A ideia é aprovada, pode ser usada em uma grande jogada de marketing em torno do último ano do Velho Casarão e o transformá-lo em um verdadeiro caldeirão na disputa de um título, seja pelo pela competição nacional ou pela Copa Sul-Americana, mas com a segurança necessária.

Apesar de problemas fora do estádio, não há como deixar de ressaltar a beleza de um Olímpico de 46 mil espectadores, feito que deve se repetir até o final deste ano – Foto: Danilo Menezes

Invicto há cinco jogos (quatro vitórias e um empate), o Grêmio teve toda iniciativa de atacar o visitante em busca de mais três pontos na classificação. Logo com dois minutos de bola rolando, Leandro deu o cartão de boas vindas com um chute direcionado para trave. Três minutos depois, o goleiro Márcio teve de fazer a primeira grande intervenção na partida, após arremate de Elano. Aos 11 minutos, o camisa 7, porém, não perdoou o arqueiro rubro-negro em cobrança de falta, após André Lima sofrer a infração na entrada da área, e mandou a redonda no canto direito para abrir o placar.

A pressão gremista se seguiu e Elano conseguiu ampliar para 2×0, aos 18 minutos, em assistência de Zé Roberto. Contudo, a vantagem trouxe a tranquilidade e também reduziu o ímpeto ofensivo do Tricolor. Assim o Atlético Goianiense começou a se aventurar no ataque. Em cobrança de falta do goleiro Márcio, Marcelo Grohe fez boa defesa (chute forte e havia muita gente em sua frente), mas a bola ficou viva dentro da área e Marino aproveitou o rebate para fazer 2×1.

O Grêmio é o time que mais venceu no Brasileirão com 14 vitórias – Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

No segundo tempo, a partida foi totalmente aberta, com os dois lados criando lances claros para efetuar o gol. Pelo Grêmio, Leandro desperdiçou uma grande chance de balanças as redes com a goleira aberta, em jogada que teve todo mérito de Pará; Zé Roberto também não pode reclamar de oportunidade ao tentar encobrir Márcio dentro da área, lance que seria genial, mas uma pena que o camisa 10 não tenha medido força suficiente para o chute; aos 46 minutos, Werley perdeu outra oportunidade daquelas chamadas de “imperdível”.

Por sua vez, o Atlético Goianiense não deixou para menos e exigiu boas defesas de Grohe, fazendo com que o time de Luxemburgo recuasse nos instantes finais. Com requintes de dramaticidade, os 46 mil torcedores tiveram de roer as unhas antes de fazerem o grito da vitória quando o árbitro catarinense Ronan Marques da Rosa deu apito final à partida. Com a vitória, o Grêmio depende apenas de uma derrota improvável entre Fluminense, em casa, diante de um Santos totalmente desfalcado (sem Ganso, Neymar e Arouca). Então a tendência é encerrarmos a rodada em terceiro, mas o caminho percorrido pelo Tricolor é o correto. Agora o foco total é para a partida contra o Corinthians, de novo, no Pacaembu.

Anúncios

Um comentário em “Brasileirão’12: Vitória em um Olímpico ideal

  1. Anderson disse:

    Tomara que esse cenário se repita até o fim do ano, seja pelo brasileiro ou pela sul-americana. Os torcedores tem que ter a conciência que este é o último ano do Olímpico e lotar o estádio em seus últimos jogos. É muito lindo ver nossa torcida cantando e jogando junto com o time os 90 minutos. Vamos Grêmio!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s