Brasileirão’16: Grêmio vence o Grenal do ‘trator’, mas peca ao recuar demais

27445890203_ea9aff3856_k

Douglas fez o gol da vitória aos 19 minutos da etapa inicial, após falha de Muriel. Foto:Lucas Uebel/Grêmio Oficial

Não foi um Grenal de encher os olhos, mas foi um jogo para voltar a brigar pelo título do Campeonato Brasileiro de 2016 e de “cornetar” o rival. O Grêmio venceu o Internacional por 1 a 0 na manhã deste domingo (13), no Estádio Beira-Rio, justamente quando se propôs a mostrar a qualidade no toque de bola, envolvendo o desarrumado time colorado. No entanto, a equipe de Roger novamente pecou em recuar demasiadamente para segurar a vantagem mínima.

Em comparação ao Inter, o Grêmio é um time com maior repertório ofensivo e técnico. Quando decidiu tocar a bola, mantê-la sob sua posse, o time de Roger envolveu a equipe de Argel sem dificuldade. Antes de balançar as redes, o Tricolor já tinha o gol amadurecido, após Luan perder uma grande oportunidade de superar Muriel, cara a cara, num contragolpe rápido. O gol de Douglas, após falha do arqueiro colorado, era merecido pela qualidade técnica do time gremista.

No primeiro tempo, o Grêmio foi melhor que o Inter desorganizado de Argel, que contrariou a declaração de “passar o trator” neste clássico e optou por uma escalação medrosa, com três volantes. No entanto, a escolha do técnico colorado se mostrou equivocada, uma vez que a sua equipe sequer conseguia criar no setor ofensivo. A superioridade no placar era natural no estádio do rival.

27445890443_c655dfa2bf_k

Grenal 410 foi fraco tecnicamente, pela falta de ousadia do Grêmio e limitação do Inter. Foto: Lucas Uebel/Grêmio Oficial

O problema começa mais uma vez quando o Grêmio opta por segurar a vantagem de forma errada, ao recuar demasiadamente. A lógica do time de Roger era optar pelo contra-ataque, mas essa opção pouco foi usada, exceto pelos minutos finais de partida. Faltou ao Tricolor tocar mais a bola, mantê-la sob sua posse e seguir no campo defensivo do Inter, a fim de afastar o jogo das redes de Marcelo Grohe.

O Grêmio manteve o resultado, a defesa se portou bem apesar da pressão, porém, precisamos se realistas ao constatar que a falta de qualidade ofensiva do Inter também pesou muito ao nosso lado. O time de Argel vivia apenas de alçar bola à área, quase não conseguia fazer uma triangulação, pouco criou no Grenal 410. Entretanto, se fosse um adversário de melhor qualidade, talvez não tivéssemos a mesma sorte em manter a vantagem no placar. Logo, se quiser o tricampeonato nacional, o time de Roger precisará se comportar de forma mais madura em campo.

Caminho oposto

28060401005_88d78043b7_k

Roger acertou em manter Everton; Argel (fundo) se viu obrigar a corrigir seu erro durante a etapa inicial. Foto: Lucas Uebel/Grêmio Oficial

Se Argel escalou mal o Inter colocando três volantes e se ver obrigado a fazer alteração de Ferrareis no lugar do tenebroso Fernando Bob, Roger acertou em manter a base do time com Everton, optando com Miller Bolaños. O garoto foi a principal peça ofensiva do time no Grenal, enquanto Luan teve uma atuação abaixo do que pode.

Mesmo assim…

Apesar de um Grenal fraco, a festa gremista é válida, até pela polêmica e mais um despreparo de Argel, ao comentar que passaria “o trator” sobre o Grêmio. Felizmente, para nós, esse tipo de declaração às vésperas de um clássico não costuma terminar bem para o outro lado, e mais uma vez a tradição foi mantida.

A vitória serviu para responder às provocações de Argel, quebrar o tabu no novo Beira-Rio e, o mais importante, voltar a brigar pelo título brasileiro. O Grêmio encerrou a 13ª rodada em terceiro lugar, com 24 pontos, apenas a um do Corinthians, que venceu o Flamengo por 4 a 0 na Arena Itaquera (São Paulo-SP), e do Palmeiras, que ainda joga nesta segunda-feira (04) contra o Sport na Ilha do Retiro, em Recife.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s