Tabus não são eternos e devem ser usados como motivação

gremio-x-cruzeiro

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FPBA

Grêmio e Cruzeiro começam a decidir nesta quarta-feira (26), no Mineirão, quem brigará pelo inédito quinto título da Copa do Brasil. No entanto, diante do time de Renato Portaluppi, haverá dois tabus incômodos para o Tricolor: o primeiro é de nunca ter eliminado a Raposa em um duelo de mata-mata. Até aqui, ocorreram quatro encontros: 1966 pela Taça Brasil, 1993 pela Copa do Brasil, e 1997 e 2009 Copa Libertadores da América.

No entanto, cabe a Renato usar esse número desfavorável como uma forma de motivação a mais aos jogadores do Grêmio. Afinal, nenhum tabu é eterno e sua existência serve apenas para quebrá-lo. Aliás, o Tricolor já teve um histórico muito mais crítico diante do Cruzeiro, algo que gradualmente vem sendo revertido. Nos números dos últimos dez anos, o duelo é marcado por grande equilíbrio, com dez vitórias para cada lado e quatro empates, com 32 gols cruzeirenses e 30 gremistas.

Outro tabu a ser quebrado é o Grêmio voltar a vencer no Mineirão, algo que não ocorre desde 1998, quando o Tricolor bateu os mineiros por 2 a 0, pelo Campeonato Brasileiro, com gols de Scheidt e Rodrigo Mendes (veja o vídeo abaixo). No maior estádio de Minas Gerais, foram 25 jogos, 19 triunfos cruzeirenses, três empates e três vitórias gremistas. No entanto, esses dados não servem para desanimar, e sim devem ser usados com intuito de cometer aquele “crime” nesta quarta-feira.

No entanto, a única maneira de vencer o Cruzeiro em Belo Horizonte é não ter medo de enfrentá-lo. O Mineirão é um estádio amplo, o que dificulta ainda mais um time triunfar por meio de retranca, já que os espaços sempre costumam surgir. Logo, o Grêmio tem de jogar com inteligência, tendo a posse de bola, cometendo poucos erros de passes e sem perder a ofensividade diante da Reposa. Se Renato conseguir dar esse foco ao time, é sim possível quebrar um tabu na capital mineira e outro na Arena do Grêmio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s