Prévia: Grêmio e Sport fazem duelos discrepantes na Arena

gremio-x-sport

No Brasileirão de 2015, o Sport conseguiu arrancar um empate na Arena pelo placar de 1 a 1, com gol de Pedro Rocha para o Grêmio e Diego Souza para os pernambucanos. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FPBA

O discurso é de manter a seriedade no Campeonato Brasileiro e brigar pelo G-6, a fim de assegurar a vaga na Copa Libertadores via liga nacional. Tudo normal, afinal, jamais um jogador, integrante da comissão técnica ou dirigente do Grêmio diria o contrário, tampouco a postura do time deve ser diferente. Entretanto, o foco do gremista é a final da Copa do Brasil contra o Atlético Mineiro, sair da fila de 15 anos e voltar ao topo isolado como maior campeão do torneio.

Por outro lado, o Sport chega a Porto Alegre, para partida que completará a 34ª rodada do Brasileirão na Arena Porto-Alegrense, na noite desta segunda-feira (07), às 20h, pressionado com o foco de se distanciar da zona de rebaixamento. De sensação no ano passado, quando encerrou a competição na sexta colocação com 59 pontos, a três da vaga para Libertadores, o rubro-negro é hoje um time oscilante que foge do fantasma do rebaixamento.

A matemática segue perigosa aos pernambucanos, que querem evitar ao máximo destino semelhante ao rival Santa Cruz, penúltimo colocado com 27 pontos, o qual deve confirmar na próxima rodada a queda definitiva para a Série B em 2017 – basta Vitória empatar Santos na Vila Belmiro e o Internacional vencer a Ponte Preta no Beira-Rio ou o time Coral simplesmente perder ou empatar diante do Coritiba no Couto Pereira.

Já o Sport tem 40 pontos, um a mais que o Vitória, primeiro fora da zona de rebaixamento, e a dois do Internacional, por ora presente no grupo dos quatro que disputarão a Série B no próximo ano. Pesa contra o Rubro-Negro pernambucano um péssimo retrospecto contra o Grêmio em Porto Alegre: em 22 jogos, o Tricolor venceu 18 e empatou quatro. Ou seja, está em jogo para o Leão quebrar um tabu histórico de nunca ter vencido o time gremista em terras gaúchas.

Outro problema do Sport, desta vez crônico, é o sistema defensivo, o terceiro mais vazado do Brasileirão, com 50 gols sofridos, isso apesar do goleiro Magrão ainda fazer grandes defesas e evitar vexames maiores. A verdade é que a equipe pernambucana tem uma zaga lenta. Visto como back raçudo, Durval, nos seus 36 anos, não acompanha atacantes de velocidade, por exemplo. No ataque, porém, o time tem a esperança em Diego Souza, maior liderança do time e autor de 11 gols, dois a menos que o artilheiro Fred, hoje no Atlético Mineiro.

Por sua vez, o técnico Renato Portaluppi deve usar time misto, sem as presenças de Ramiro, Luan e Maicon, devido a desgastes físicos, e Éverton, por causa de uma inflamação na garganta. Já Edílson está suspenso por mais quatro jogos pela sentença deferida pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Despotiva) pela briga com Rodrigo Dourado no Grenal 411, e Miller Bolaños pelo terceiro cartão amarelo na partida contra o Figueirense.

Caso vença o Sport, o Grêmio ingressará ao G-6, saltando de 49 pontos para 52, superando por um ponto o Atlético Paranaense, hoje sexto colocado. A prioridade naturalmente é o título da Copa do Brasil, que automaticamente garante a vaga para Libertadores do próximo ano, mas obter o acesso via Brasileirão impediria que a equipe corresse o risco de ficar sem título e sem acesso à competição continental ao fim da temporada.

Por essa razão, apesar do time misto, o Grêmio deve entrar em campo para vencer o Sport, sem pensar que uma vitória dos pernambucanos afundaria ainda mais o Inter na briga contra o rebaixamento. Logo, o time que deve entrar na Arena será Marcelo Grohe, Wallace Oliveira, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Jaílson, Negueba, Douglas ou Lincoln e Pedro Rocha; Henrique Almeida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s