Os ventos sopram para reeleição de Romildo Bolzan

30481408231_967c5470b7_z

Raul Mendes (esquerda) e Romildo Bolzan (direita) disputam os votos dos associados na eleição presidencial. Foto: Luciano Amoretti/Grêmio FPBA

Em meio à interrupção do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, o Grêmio se volta ao processo eleitoral o qual definirá o novo presidente para o triênio 2017-2019. Neste sábado (12), 38.201 sócios poderão votar – entre eles, 6.433 inscritos terão o direito de participar do processo eleitoral pela Internet – e escolherão entre a permanência de Romildo Bolzan (Chapa 1) na presidência ou creditar as esperanças no ex-jogador gremista Raul Mendes (Chapa 2), das 10h às 17h.

Para sorte de um ou azar do outro, a eleição presidencial ocorre antes das duas decisões da Copa do Brasil entre Grêmio e Atlético Mineiro, dia 23 em Belo Horizonte (MG) – ainda sem confirmação oficial se a partida será no Mineirão ou na Arena Independência – e 30 na Arena Porto Alegrense. Se o pleito estivesse agendado após a definição do campeão, teríamos tendências mais claras. Em caso de título, reeleição de Romildo; em caso de vice, previsível ascensão de Raul nas urnas.

30481406801_5a459343aa_z

Possibilidade do quinta título da Copa do Brasil pode fazer os ventos soprarem a favor da reeleição de Romildo. Foto: Luciano Amoretti/Grêmio FPBA

Mesmo assim, sinto de longe que o momento é favorável a Romildo, movido pela esperança do torcedor pelo Penta da Copa do Brasil e pelo reconhecido trabalho de equilíbrio fiscal nas contas do clube, algo que foi uma das principais marcas de sua gestão nesse período de austeridade. Por essa razão, creio que o pêndulo esteja mais para o lado do dirigente.

Aliás, o discurso do atual presidente é claro: o de “arrumar a casa”, para investir mais no futebol no futuro. “O Grêmio ano que vem terá mais condições de investimento. Teremos condições financeiras melhores para disputar uma possível Libertadores”, disse o mandatário em coletiva no começo da semana.

30481406961_f46170a1d4_z

Raul aposta no foco dentro das quatro linhas e conta com apoio de Hugo De Leon e Danrlei. Foto: Luciano Amoretti/Grêmio FPBA

Raul, por sua vez, aposta em foco mais voltado ao futebol, recorre a nomes consagrados na história gremista, como o capitão gremista nos títulos do Mundial Interclubes e da Copa Libertadores da América em 1983, Hugo De León, e Fábio Koff Júnior, filho do ex-presidente Fábio Koff nas principais conquistas do clube nas décadas de 1980 e 1990, como integrantes garantidos no Conselho Administrativo da Chapa 2.

Além de De Léon, Raul também recebe o apoio do ex-goleiro gremista e deputado federal pelo PSD Danrlei Hinterholz, outro ícone de conquistas, desta vez dos anos de 1990. O discurso do ex-lateral-direito, revelado pelo Grêmio na década de 1980, é de que “a nossa chapa entende de futebol”, como resposta ao fato de Romildo chegar ao fim da sua atual gestão sem um título ainda.

eleicao-gremio

Os dois candidatos buscam angariar votos nas redes sociais. Imagem: Divulgação

Também com referências dentro de campo, Romildo respondeu com gestos de apoio de ex-jogadores como Dinho – vereador em Porto Alegre pelo DEM – e Paulo Nunes e Iura. Para integrar o novo Conselho Administrativo por meio da Chapa 1, o mandatário gremista vem com integrantes como o ex-presidente Duda Kroeff – gestor do último título gremista, em 2010, pelo Campeonato Gaúcho – e Adalberto Preis, vice-presidente nas conquistas da Libertadores e do Mundial em 1983.

Romildo e Raul passaram pela cláusula de barreira de 20% dos votos do Conselho Deliberativo no dia 25 de outubro, dando assim o direito a ambos de buscar os votos dos associados. Ao todo, 281 conselheiros, do total de 300, participaram da votação. No pleito, Romildo Bolzan conseguiu 160 votos, enquanto Raul alcançou 117 sufrágios. Houve também outros dois votos em branco e dois nulos.

Por não ter acompanhado mais a fundo o processo eleitoral do Grêmio, não tenho como cravar preferência por Romildo ou Raul. No entanto, pelo atual cenário, creio que o presidente gremista esteja com ventos direcionados para sua reeleição, embora o concorrente possa surpreender.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s