Roger é mais promissor, mas Renato ainda é mais decisivo

renato-e-roger-09-12-16

Roger é promissor taticamente, mas lhe falta algo que tem em Renato. Fotos: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Não compactuo com as palavras do técnico Renato Portaluppi de que futebol é como andar de bicicleta afinal, em todas as profissões é necessário se atualizar com os avanços de sua área , mas não vou transformar essa declaração numa polêmica. A verdade é que o futebol muda, evolui e a organização tática cada vez tem maior importância dentro das quatro linhas. Apesar disso, o próprio técnico gremista mostrou que somente isso não é o suficiente para formar um time vencedor. E justamente esse ponto faltou ao estudioso e promissor Roger no Grêmio.

Renato herdou um time organizado de Roger, aperfeiçoou o esquema (mostrando que não é apenas um motivador), solucionando o vazamento da defesa nas bolas áreas e ressuscitando Ramiro na posição outrora correspondida por Giuliano. Entretanto, faltava a esse Grêmio de Roger algo que veio com Renato: personalidade de campeão. O Tricolor passou de um time de apenas toque de bola para uma equipe que mesclou essa qualidade ao empenho máximo em partidas decisivas.

Naturalmente que não podemos esquecer os 5 a 0 no Grenal 407 e o show de toque de bola que demos na vitória de 2 a 0 contra o Atlético Mineiro no Mineirão pelo Campeonato Brasileiro de 2015. O agora treinador do Galo é o mais promissor para alcançar um patamar hoje somente ocupado por Tite entre os técnicos brasileiros. Só que falta a Roger dar personalidade e a garra de um time para crescer em momentos decisivos, como na Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e até mesmo em um estadual.

Acredito até que Roger tenha dado a sua contribuição ao interino Diogo Giacomini, a fim de dar maior organização no meio-campo atleticano para partida final da Copa do Brasil na Arena, na noite de quarta-feira (07), resultando no placar de 1 a 1. Contudo, na hora H, num mata-mata, o espírito de Renato é mais forte e ele sabe transmitir isso aos seus comandados. Resta ao técnico gremista, porém, consolidar um trabalho de longo prazo e deixar os altos e baixos que marcam sua carreira na casamata.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s