Chamar Zago de ‘racista’ e gritar ‘macaco’ num Grenal será um tiro de bazuca no pé

zago-16-12-16-php

Zago estará no comando do Inter no Grenal 412 na Arena do Grêmio, pela sexta rodada do Gauchão 2017. Foto: Juventude

Há gremistas nas redes sociais que defendem a ideia de chamar o novo técnico do Internacional, Antônio Carlos Zago, de “racista”, pelo episódio envolvendo o ex-volante do Grêmio Jeovânio em 2006. A manifestação ocorreria no Grenal 412, previsto para Arena do Grêmio, pela sexta rodada do Campeonato Gaúcho de 2017. Um erro duplo, caso esse gesto seja levado adiante pelos torcedores. Primeiro porque todo ser humano tem o direito de se redimir pelos seus erros e aprender com eles. Segundo que tomar tal ação enquanto chama os colorados de “macaco” será algo incompreensível para quem está de fora desse contexto.

Não adianta alguns gremistas justificarem o uso do “macaco” pelo fato do Inter adotá-lo como personagem, ou pelos torcedores usarem tal nomenclatura para nomear um segmento da torcida. Isso pouco importa, para ser franco. E sei que a maioria da torcida não usa o termo com intuito racista. Tudo bem, mas o que esses gremistas esquecem é que o “macaco”, em gestos, onomatopeia, banana e até a simples menção ao nome, é conhecido no mundo todo como um símbolo do racismo.

Quem não for gremista ou até mesmo colorado, não conseguirá conceber de que o “macaco” entoado nos cânticos da Geral do Grêmio não é racismo. Caso não acreditem, apenas façam o exercício de explicar a qualquer pessoa de fora dessa rivalidade de que o “macaco” sonorizado na Arena é diferente de todo resto do planeta e tem contexto próprio. Posso garantir que não dará certo.

O Brasil é um dos países mais racistas desse planeta, cujo preconceito contra negros é escancarado de forma escrachada ou velada por meio de diferenciação de salários, oportunidades de empregos e inclusão social nas escolas, universidades e até em serviços básicos. Logo, um negro que assiste à televisão e observa parte da torcida gremista chamar alguém de “macaco”, terá todo o direito de conceituá-la como “racista”.

Além de agredir qualquer pessoa negra, os cânticos envolvendo “macaco” atraem o verdadeiro racista, esse sim, que chama “macaco” a pessoa de pele negra, a exemplo do que ocorreu no episódio em 2014, quando o goleiro Aranha, na ocasião defendendo o Santos, foi assim chamado por uma torcedora. E o resultado foi um vexame: a exclusão do Grêmio na Copa do Brasil. Seguir com esses cânticos é querer que o clube se envolva de novo, futuramente, em nova polêmica do tipo.

Por isso, se forem chamar Zago de “racista” pela ofensa a Jeovânio, saibam que se fizerem isso ao mesmo tempo em que chamam os colorados de “macacos”, o feitiço retornará ao feiticeiro. O cenário estará pronto: o técnico colorado vai responder às perguntas de jornalistas mirando na incoerência de chamá-lo de racista, enquanto parte da torcida usa um termo que simboliza o preconceito contra negros em todo o mundo. E mais uma vez, a instituição Tricolor se envolverá nesse tema que somente o prejudica.

Anúncios

2 comentários em “Chamar Zago de ‘racista’ e gritar ‘macaco’ num Grenal será um tiro de bazuca no pé

  1. Rafael Frick disse:

    certamente não foi um gremista que escreveu essa asneira! o zago é racista condenado por isso e o macaco que a torcida do grêmio chama é por imitações da torcida do inter a gestos e canções da torcida do gremio ! nada a ver com racismo! é impressionante se dizer gremista e não saber isso .

  2. Bruno Coelho disse:

    Rafael, sei disso, tanto que se você soubesse interpretar texto, veria esse trecho: “E sei que a maioria da torcida não usa o termo com intuito racista”. Pelo visto, você leu apenas o título ou tem uma péssima interpretação de texto, pois não captou o verdadeiro problema no qual expliquei no texto

    E outra, baixe a bola. Quem é você para julgar quem é gremista ou não? Mania chata de intitular quem pensa diferente…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s