Grêmio aumenta a diferença para o Inter em participações na elite do futebol

Grenal

Grêmio ampliará a diferença sobre o Inter em participações na primeira divisão em 2017. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Um trunfo usado por colorados para responder aos gremistas o rebaixamento ao Campeonato Brasileiro da Série B em 2017 é afirmar que o Grêmio caiu duas vezes, ante uma do Internacional. No entanto, a queda do rival evidencia um panorama completamente diferente: o Tricolor amplia a diferença de participações na elite do futebol nacional em relação ao tradicional adversário. Somando todas as competições, de 1959 a 2016, o Grêmio passará a ter a partir de 2017, 58 participações, no que podemos dizer na primeira divisão, ante a 51 do Inter.

Nos últimos anos, os colorados se vangloriaram de uma falsa informação (uma entre várias), de que sempre estiveram na elite do futebol brasileiro, além do “time grande não cai”, frase que caiu por terra no dia 11. No entanto, o Grêmio é o clube que mais vezes esteve no Campeonato Brasileiro, contando a Taça Brasil (1959-1968) e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967-1970).

Na Taça Brasil, eram inclusos os campeões estaduais. Nesse caso, Tricolor teve nove participações (1959, 1960, 1961, 1963, 1964, 1965, 1966, 1967 e 1968) ante uma do Colorado (1962). Já no Robertão, a dupla Grenal participou das quatro edições. Ironicamente, em meio às afirmações de “sempre na primeira divisão”, o Grêmio é o que tem maior participação da elite do futebol brasileiro em todo cenário nacional, enquanto o Inter é o sétimo nesse quesito e passará oitavo a partir de 2017.

O Inter leva vantagem em conquistas de Brasileiro, com três taças ante duas do Grêmio, mas o Tricolor ganha em todos os outros quesitos: participações, maior torcida pelo Brasil e maior títulos nacionais, tendo oito taças (dois Brasileiros, cinco Copas do Brasil e uma Supercopa do Brasil) contra quatro do rival (três Brasileiros e uma Copa do Brasil).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s