Douglas foi o melhor jogador gremista em 2016

douglas-16-12-16

Decisivo na campanha do Penta, Douglas fez três assistências e um gol na Copa do Brasil. Foto: Lucas Uebel

É uma tarefa ingrata para qualquer gremista imaginar qual foi o melhor jogador do Grêmio na temporada 2016, que se encerrou com o quinto título da Copa do Brasil. As dúvidas ficam principalmente entre o zagueiro Pedro Geromel e o meia Douglas, seguidos do atacante Luan, o também zagueiro Kannemann e o volante Maicon. Entretanto, analisando friamente, a escolha pelo camisa 10 se torna natural como jogador mais decisivo neste ano.

Aos 34 anos, Douglas provavelmente fez a sua temporada mais regular e destacada com a camisa do Grêmio. O técnico da Seleção Brasileira, Tite, afirmou que se ele fosse mais jovem, certamente o convocaria para vestir a amarelinha. Além do título, o camisa 10 também foi coroado como melhor jogador da Copa do Brasil 2016, após ser responsável por três assistências e mais um gol (veja lista abaixo).

Na temporada 2016, Douglas fez dez assistências – apenas uma a menos que Luan – e oito gols – somente atrás de Luan e Pedro Rocha, com 12 cada. No entanto, por ser mais decisivo na campanha do título, vejo o camisa 10 em vantagem se comparado ao camisa 7 e a Pedro Geromel. O meia ainda fez o gol a vitória no Grenal 410 no Beira-Rio por 1 a 0, ajudando afundar o Internacional na sua derrocada à Série B de 2017.

O fato de Douglas ser, na minha avaliação, o melhor e mais regular jogador da temporada 2016, não apaga as atuações destacadas de Luan e Pedro Geromel. Estava na dúvida entre o meia e o zagueiro, mas com Roger como técnico, o Grêmio sofria muitos gols de cabeça, até virem Kannemann para zaga e Renato na casamata para enfim organizar o sistema defensivo. Também valem menções os desempenhos de Maicon e Wallace, que cresceram na hora que o Tricolor mais precisava.

Camisa 10 decisivo na Copa do Brasil

douglas-2-16-12-16

Douglas foi premiado duas vezes premiado na Copa do Brasil. Foto: Twitter oficial da Copa do Brasil

Atlético-PR 0X1 Grêmio – Assistência de Douglas para Miller Bolaños

Grêmio 2×1 Palmeiras – Assistência de Douglas para Ramiro

Palmeiras 1×1 Grêmio – Assistência de Douglas para Everton

Cruzeiro 0x2 Grêmio – Gol de Douglas

Maioria optou por Pedro Geromel

pedro-geromel-16-12-16

Geromel fez a melhor temporada de sua carreira e hoje é o melhor zagueiro no Brasil. Foto: Lucas Uebel

Em questionamento feito pelo Tribuna Gremista em grupos de torcedores gremistas no Facebook e pelo Twitter, ficou claro que Pedro Geromel foi o favorito da maioria da torcida. Os internautas também lembraram bastante de Douglas, Kannemann, Luan, Maicon e Wallace, mas o zagueiro foi disparadamente o mais citado. Desde a chegada do argentino, a dupla Geromel e Kannemann jogou 16 partidas e sofreu 12 gols.

A escolha por Geromel é justa, assim como de Douglas. O zagueiro é o melhor da posição hoje no futebol brasileiro, recebeu o Bola de Prata da Revista Placar e da ESPN e também o prêmio Craque do Brasileirão, chancelado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em parceria com a Rede Globo, pela posição. O jogador gremista também foi o responsável pelo lance mitológico do cruzamento para Everton fazer 3 a 1 contra o Atlético Mineiro, na primeira final realizada no Mineirão, Belo Horizonte (MG), no dia 23 de novembro, quando o Grêmio estava com dez homens em campo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s