Gauchão deve ser visto como obrigação para o Grêmio

gremio-campeao-gaucho-20101

Último título gaúcho conquistado pelo Grêmio foi em 2010. Foto: Daniel Marenco/RBS

Muitos torcedores não consideram o Campeonato Gaúcho como uma meta em uma temporada, mas vejo a competição estadual como um importante passo para consolidar um projeto vencedor ao Grêmio em 2017. Retomar a conquista local e interromper a sequência de triunfos do Internacional é uma obrigação do Tricolor para o próximo ano, por duas razões: nosso calendário e o rebaixamento do nosso rival.

A primeira razão que faz o Gauchão ser obrigatório para o Grêmio deve ser o próprio Grêmio. Quando se fala que o estadual ilude um clube, como teria enganado o Inter em um ano que começou com título gaúcho e terminou com o rebaixamento para Série B, a culpa não é do estadual e sim e unicamente dos dirigentes que não têm visão do futebol moderno.

O Grêmio precisa voltar a reinar o certame local e reduzir a diferença obtida pelo Inter de 44 a 36 após chegar ao Hexacampeonato neste ano. Título deve ser visto como título, sem desqualificação. Troféu no armário é aumentar a confiança dos jogadores para competições seguintes, aumentar o número de sócios e aumentar a venda de camisas e produtos licenciados. E sim, o Gauchão pode nos ajudar no cumprimento dessas metas.

A obrigação do título também passa pela necessidade do Grêmio formar um time mais forte que o Inter em 2017. Não que o nosso tradicional adversário não terá uma equipe qualificada, ao contrário, manterá a sua receita de Série A na Série B e contará com condições financeiras favoráveis para subir, cenário bem diferente do que enfrentamos em 2005 na segunda divisão. No entanto, por objetivos na próxima temporada, obrigatoriedade de termos elenco de melhor qualidade é nossa.

O Grêmio já tem uma base para 2017, precisa reforçá-la e substituir uma ou outra peça em caso de venda de jogador. Por sua vez, o Inter passará por reformulação no time, que ganha o acréscimo de D’Alessandro e manterá Danilo Fernandes, Rodrigo Dourado e Valdivia, mas todo resto precisa ser repensado. Além disso, o Tricolor tem de formar um elenco para disputa da Copa Libertadores da América, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. O Inter precisa formar time para se livrar da Série B e a Copa do Brasil vem de brinde.

Ou seja, repito: a obrigação é nossa de termos o melhor time do Rio Grande do Sul em 2017, por isso que o Gauchão deve ser sim uma meta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s