Grupo da Libertadores praticamente coloca o Grêmio nas oitavas

gruposla2017

Fase de grupos da Libertadores 2018. Imagem: Conmebol

Exceto se ocorrer algo muito improvável, o Grêmio já está nas oitavas de final da Copa Libertadores da América de 2017. Em sorteio realizado na noite desta quarta-feira (21) na sede da Conmebol, em Luque (Paraguaí), ficou definido que o Tricolor enfrentará no Grupo 8 o Guarani (Paraguaí), Zamora (Venezuela) e Iquique (Chile). Na teoria, o time do técnico Renato Portaluppi carrega todo o favoritismo e a tradição de um Bicampeão da América nessa etapa.

O Grêmio estreia na fase de grupos na semana dos dias 7, 8 e 9 de março. A sequência de jogos será contra o Zamora (na Venezuela), Iquique (Arena), Guaraní (Paraguai), Guaraní (Arena), Iquique (Chile) e Zamora (Arena). Ou seja, mesmo que venha a ter dificuldades, a equipe de Renato definiria a classificação em casa. Além da sorte de não enfrentar nesta etapa um adversário de tradição, o Tricolor também não terá problemas com altitude nas partidas fora de Porto Alegre.

libertadores-1983-1995

Bicampeão da América, o Grêmio é o único detentor de títulos da Libertadores presente no Grupo 8. Fotos: Divulgação

Portanto, o Grêmio está praticamente nas oitavas, se a lógica transcorrer normalmente nos gramados durante os jogos da fase de grupos. Apenas quero confiar no bom senso do presidente Romildo Bolzan – e confio – em seguir investindo na ideia de termos um elenco forte antes do começo da temporada, sem se deixar levar pela sorte de pegarmos um grupo menos complicado. Até por isso, sempre preferi ver o Tricolor contra adversários mais qualificados nessa etapa.

Com ressalvas, situação lembra 2009

gremio-2009-22-12-16-php

Em 2009, o Grêmio também ficou em um grupo teoricamente tranquilo, tendo apenas o Universidad de Chile como adversário mais competitivo. O Tricolor teve ainda no caminho o Boyacá Chicó (Colômbia) e o Aurora (Bolívia), fez 16 dos 18 pontos possíveis e obteve a melhor campanha da fase de grupos. Aquele time chegou até as semifinais, quando caiu para o Cruzeiro. No entanto, o time que se projeta para 2017 é mais forte do que aquela equipe de quase oito anos atrás.

Zamora

zamora-fc-2016

Zamora é um clube comandado pela família do falecido ex-presidente Hugo Cháves. Foto: Zamora FC

Atual campeão venezuelano após confirmar o terceiro título no começo do mês, o Zamora pode ser o adversário complicado para equipe de Renato em função da distância, visto que sua sede fica em Barinas, a 525 quilômetros da capital Caracas. A cidade é a capital do estado que carrega o mesmo nome e é o reduto político da família do falecido e ex-presidente Hugo Cháves. O atual governador é o irmão Adán Chávez, enquanto o clube é presidido pelo outro irmão, Adelis Chávez.

Mesmo com todo o peso político por trás, o Zamora não pontuou na sua última participação na Libertadores em 2015. Em um grupo com Boca Juniors (Argentina), Montevideo Wanderers (Uruguai) e Palestino (Chile), a equipe comandada pela família Chávez colecionou seis derrotas, fez apenas três gols e sofreu outros 21.

Guarani

guarani-22-12-16

Guarani surpreendeu na Libertadores 2015 ao eliminar o Corinthians nas oitavas. Foto: Não identificado

Já no Paraguai, o Guaraní conquistou o Torneio Clausura, assim conseguindo seu 11º título nacional e a vaga direta para a fase de grupos da Libertadores do ano seguinte. Os paraguaios devem ser, no ponto de vista técnico, os adversários mais difíceis no grupo.

Em 2015, o Guarani chegou às semifinais da Libertadores, eliminando o Corinthians e o Racing (Argentina) pelo caminho, até cair para o futuro campeão River Plate (Argentina). No ano seguinte, a equipe paraguaia parou na primeira fase (aqui chamada de Pré-Libertadores) contra o Independiente del Valle (Equador), finalista dessa edição da competição contra o campeão Atlético Nacional (Colômbia).

Iquique

iquique

Iquique terá sua primeira participação na Libertadores como vice do Apertura. Foto: ANFP

O Iquique se classificou com o vice-campeonato do Torneio Apertura. Com estádio com capacidade para cerca de 10 mil torcedores, o clube chileno ainda busca autorização da Conmebol para jogar ao lado de sua torcida, caso contrário, mandará suas partidas em Antofagasta, a aproximadamente 400 quilômetros de sua sede. O clube é detentor de três títulos da Copa Chile e três títulos da segunda divisão do Campeonato Chileno.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s