Com Jael, Grêmio brinca com a paciência do torcedor

31550144874_59e58d864c_z

Jael assina contrato de uma temporada na Arena. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O torcedor busca entender as dificuldades da direção do Grêmio na contratação de um grande atacante, uma vez que o mercado está escasso de boas opções ofensivas que se encaixem na política de responsabilidade fiscal da gestão do presidente Romildo Bolzan. No entanto, é apostar no improvável recorrer ao mercado de Campeonato Brasileiro da Série B para montar o elenco visando uma temporada de Copa Libertadores da América.

Jael vem do Joinville, rebaixado para Série C ao fim da temporada passada. Fez 20 jogos pelo clube catarinense na Série B e marcou sete gols. No currículo, o novo atacante gremista contabiliza 257 jogos e 88 gols, o que lhe confere uma média de 0,34 gol por partida. É um aproveitamento, em números brutos, melhor que Pedro Rocha (0,26) e Everton (0,16), com a diferença de que Jael tem 28 anos e passou a maior parte da carreira jogando em divisões de menor nível técnico.

Antes de desembarcar novamente no Joinville, Jael vestiu 19 vezes a camisa do Chongqing Lifan, clube da Super Liga Chinesa, balançando as redes em três oportunidades. Por clubes grandes, passou pelo Flamengo em 2011, quando o Grêmio tinha investido na ideia de contratá-lo, porém, desistiu do negócio. Pelo clube da Gávea, foram 23 jogos e cinco gols. Em 2008, o atleta teve outra passagem discreta, desta vez pelo Atlético Mineiro, com 15 partidas e dois gols.

Talvez a melhor fase de Jael seja justamente sob o comando do técnico Renato Portaluppi, em 2010, pelo Bahia, por onde marcou 12 vezes em 24 partidas, ano em que disputou a Série B. Foi exatamente esse desempenho que fez Grêmio e Flamengo brigarem por ele no ano seguinte. Outra passagem destacada de Jael foi pelo próprio Joinville, na temporada 2014, na qual resultou no título da segunda divisão ao clube catarinense. O atacante fez 12 gols naquela edição.

20355128

Jael foi campeão da Série B pelo Joinville em 2014. Foto: Assessoria JEC

Há quem diga que Jael seja indicação de Renato exatamente pelo trabalho conjunto no Bahia, mas a informação não é confirmada até o momento no Grêmio. Caso seja, avalio como um equívoco, pois cabe ao Departamento de Futebol ter filtragem aos pedidos da comissão técnica e avaliar se a solicitação atende às demandas técnicas exigidas pelo clube.

Logo, o jogador assina com o Grêmio por uma temporada para ser banco, sob desconfiança da torcida. Vale esperar pelo desempenho dele, porém, o nascimento da esperança, por uma contratação bem-sucedida, caberá ao atacante provar e não aos torcedores. É Jael que terá a missão de mostrar condições de se firmar em uma camisa pesada como a do Grêmio. Se o desempenho corresponder, o apoio das arquibancadas virá naturalmente.

Há especulações de que a vinda de Jael estaria ligada às tratativas pela renovação de Pedro Rocha, ao fato das carreiras de ambos estarem sob tutela do empresário Hamilton Bernard. Por ora, não se pode confirmar essa relação nas duas negociações, embora seja sim um negócio passível de questionamentos nesse sentido.

A contratação de Jael também não pode ser colocada no mesmo patamar de Michel e Léo Moura. O volante tem 26 anos, é uma aposta para quem sabe brigar por titularidade, após ser destaque pelo campeão Atlético Goianiense na Série B. Já o lateral-direito tem experiência, chega para ser reserva imediato de Edílson, e soma passagens por grandes clubes.

Na dificuldade de contratar um jogador digno de titularidade imediata, o Grêmio dá sinais de preocupação ao torcedor. Afinal, o clube quase fechou com o atacante Gabriel Fernández, até ele ser reprovado nos exames médicos – e precisará fazer cirurgia para reconstruir ligamento no joelho esquerdo. Também cogitou o atacante colombiano do Tolima, Angelo Rodríguez, de 27 anos, com uma média de 0,21 gol por partida – 106 jogos e 22 gols –, desempenho inferior a Pedro Rocha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s